Curta o BPMVision no Facebook! E saiba tudo sobre BPM!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Acompanhe o BPMVision!


    Cadastre seus dados para receber: A agenda semanal, promoções exclusivas e as notificações das novas publicações!

    Fique por dentro de todas as novidades e acompanhe tudo sobre BPM!




    terça-feira, 21 de agosto de 2012

    Cobertura do BPM Day!

    Olá pessoal! 
    Na quinta-feira passada eu tive a oportunidade de presenciar o evento BPM Day Brasília! Um evento sobre BPM e apresentação de cases muito interessantes!
    O evento ocorreu no auditório Nereu Ramos que fica localizado no subsolo do anexo II da câmara dos deputados. Tudo foi muito bem organizado e o evento foi um sucesso e um diferencial para quem trabalha com BPM aqui em Brasília!

    BPM Day Brasília
    Relatarei aqui, com fotos também, tudo o que ocorreu no evento e contarei sobre alguns cases que me chamaram muito a atenção! Este artigo será um artigo geral que conterá um resumo de tudo o que ocorreu. Posteriormente estarei disponibilizando os cases que mais me chamaram atenção e o que pude aprender com cada um. Fique atento para não perder nenhum outro case do BPM Day que publicarei ;-) . Para isto, curta nossa página do facebook e siga-nos no twitter!

    O evento contou com a participação do Comitê Executivo Nacional da ABPMP Brasil. O fundador e presidente Gart Capote e o vice-presidente José Davi Furlan. Tive a oportunidade de conhecê-los pessoalmente e posso dizer com toda firmeza que as diretivas de BPM no Brasil estão em ótimas mãos! É perceptível que estes dois líderes, Gart e Furlan, respiram BPM no seu dia a dia e é essa a fonte do entusiasmo e perseverança que os dois têm na divulgação diária e publicações sobre BPM no Brasil. Foi um prazer conhecê-los!

    Bruno Barrios (Criador do BPMVision) e Gart Capote (Presidente ABPMP Brasil)

    José Davi Furlan (Vice-presidente ABPMP Brasil) e Bruno Barrios (Criador do BPMVision) 


    A abertura do evento foi realizada por José Davi Furlan que iniciou chamando a nossa atenção para o FOCO DO CLIENTE, mostrando que o valor realmente é agregado quando o cliente enxerga tal valor. Furlan também falou sobre não automatizar qualquer processo, pois muitas vezes o processo nem mesmo deveria existir! É necessário primeiramente analisar os processos antes de sair automatizando tudo. Um outro ponto também muito interessante onde publicarei depois foi a importância de não usar a analise de processos simplesmente para reduzir custos, mas de acordo com Furlan, devemos utilizar o BPM para aumentar a produtividade!

    José Davi Furlan

    Sônia Maria Goulart, falou sobre a importância da visão sistêmica disseminada entre todos os colaboradores. Demonstrou a importância de saber quem você é no processo e o que a sua atividade representa no todo. Apresentou um case onde as competências organizacionais foram mapeadas baseadas no processos que a organização desempenhava.
    Sônia Maria Goulart Gonçalves
    Armando Kokitsu falou da dificuldade das pessoas se engajarem nas mudanças organizacionais e nos trouxe uma visão que vai além de processos e metodologias, falou sobre a necessidade da mudança interior das pessoas! Demonstrou a necessidade da sustentação das mudanças para que as atitudes modificadas não deixem de ser executadas, mas que cresçam e sejam contínuas. Por fim, apresentou que a mudança dentro de cada pessoa refletirá na mudança da organização, e que esta mudança é construída delicadamente.
    Armando Kokitsu
    A importância de criar um propósito antes de modelar foi o principal tema apresentado por André Macieira. Não mapear por mapear, mas mapear sempre com um significado como objetivo. Disse também sobre o BPM ser um facilitador para que os problemas possam ser entendidos e resolvidos.
    André Macieira

    Na mesa redonda foram discutidos vários assuntos levantados pela platéia. Temas como "Foco do Cliente" e "Green BPM" não poderiam e não ficaram de fora.
    Mesa redonda com Gart Capote e os palestrantes
    Na parte da tarde, Francisco Edmundo de Andrade falou sobre a importância da gestão do conhecimento no mapeamento de processos de negócio. Reforçou a importância de apresentar as expectativas esperadas a cada integrante de um processo e também o mapeamento e alinhamento entre as áreas da organização.
    Francisco Edmundo de Andrade 
    Dando continuidade a apresentação de Francisco, Sangelly Maria Assunção apresentou um case muito interessante sobre como utilizar a gestão do conhecimento para que os processos possam ser mapeados. Demonstrou como foi feita a captação do conhecimento para solucionar gaps nos processos internos da organização.
    Sangelly Maria Assunção
    Patrícia Isabel Silva  e Antônio José de Souza Pereira apresentaram o caso da gestão de eventos da câmara dos deputados.  Antônio José chamou a atenção para a diferença e importância da automação de processos versus os sistemas tradicionais. Falou também sobre a forte interação entre BPM e SOA para a viabilização de projetos de rápida adequação a mudanças.
    Patrícia Isabel Silva 

    Antônio José de Souza Pereira
    Por fim, tivemos outra oportunidade de acompanhar um debate construtivo baseado nas perguntas da platéia.
    Mesa redonda final
    Este foi o BPM Day Brasília, um dia muito agregador de conhecimento a todos que estiveram presente lá! Em Breve disponibilizarei artigos explicando detalhadamente os cases apresentados no dia!

    Caso você encontre alguma informação incorreta, entre em contato comigo para que eu possa adequar! Obrigado!
    Bruno Barrios - OCEB Business Intermediate
    BPMVision

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Vamos disseminar as informações! Escreva seus comentários aqui e curta este artigo!