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    terça-feira, 22 de maio de 2012

    O que é BPM?

    Tanto se escuta falar sobre BPM ultimamente que muitas vezes as pessoas tem uma visão incorreta ou várias visões sobre o que realmente ele é ou qual a sua ideia principal. Já ouvimos algo como: "Vou criar um projeto BPM.", "Vou criar o BPM do projeto.", "Vou desenhar o BPM." e várias outras diversas afirmações. Então vamos realinhar nossas visões para falarmos do mesmo assunto num mesmo entendimento.

    Afinal, o que que é BPM? BPM é a sigla correspondente a Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio. Partindo do princípio que você só pode melhorar aquilo que você pode gerenciar, só pode gerenciar aquilo que você pode medir e que só pode medir aquilo que você realmente conhece como é executado, a prática do BPM visa conhecer os processos que são executados afim de medi-los para finalmente gerência-los e então realizar melhorias e evoluir o processo.


    No cenário competitivo em que nos encontramos hoje no mercado mundial, uma empresa que não conhece de forma clara os processos que são executados no seu dia a dia, está totalmente em desvantagem frente as empresas que tanto conhecem seus processos como gerenciam e realizam melhorias constantes a cada dia. Sem conhecer tais processos é praticamente impossível implantar uma melhoria ou mudança no processo de forma organizada, gerenciável e previsível.

    BPM é uma disciplina que possui um ciclo de vida sem fim. A sua finalidade é de uma forma bem resumida:
    "BPM existe para trazer a tona as informações pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e os processos possam ser gerenciados para uma melhor tomada de decisão e visão do negócio como um todo."
    BPM não é:
    • Uma tecnologia que automatiza processos.
    • Um sistema para controle de clientes e processos.
    • Uma notação para modelar processos.(Ver O que é BPMN?)
    • Uma caixinha mágica que mudará a empresa.

    BPM deve sempre agregar valor à empresa que está sendo executado. Se é uma organização privada, deve aumentar lucro, melhorar a percepção de qualidade pelo cliente, gerar um melhor time-to-market de produtos. Se é uma instituição pública, deve prover ao cidadão os melhores serviços e atendimentos. Acima de tudo, BPM não deve ser encarado como algo que será realizado e terminará, mas sim como algo que deverá ser inserido nas veias culturais das organizações.

    2 comentários:

    1. Grande Bruno,

      Que bela definição de BPM, ler isso nos motiva a acreditar na verdadeira essencia do BPM, que hoje o mercado distorce tanto.

      Vale ressaltar que BPM NÃO é um projeto só de TI, e sim da Organização como um todo.

      Um grande abraço,

      Alexandre Bezerril

      PS> Bruno estamos no aguardo de um post sobre a sua segunda certificação OCEB (referências, obstaculos, etc..)

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      Respostas
      1. Olá Alexandre! Bom vê-lo por aqui mais uma vez! :)

        Sim, também vejo que BPM não é um projeto de TI. BPM veio para mudar a forma da organização agir, seja com ou sem TI, seja em um ambiente automatizado ou totalmente manual. Sim BPM não é um projeto de TI!

        Sobre o artigo da conquista da certificação OCEB Business Intermediate, com certeza prepararei um artigo dedicado, contando minhas experiências, lutas, desafios e percepções durante a caminhada! Esta está anotada aqui ;)

        Obrigado mais uma vez pela sua presença e por acompanhar e divulgar o BPMVision!

        Um forte abraço Alexandre!
        Bruno Barrios - OCEB Business Intermediate
        BPMVision

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