Afinal, o que que é BPM? BPM é a sigla correspondente a Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio. Partindo do princípio que você só pode melhorar aquilo que você pode gerenciar, só pode gerenciar aquilo que você pode medir e que só pode medir aquilo que você realmente conhece como é executado, a prática do BPM visa conhecer os processos que são executados afim de medi-los para finalmente gerência-los e então realizar melhorias e evoluir o processo.
No cenário competitivo em que nos encontramos hoje no mercado mundial, uma empresa que não conhece de forma clara os processos que são executados no seu dia a dia, está totalmente em desvantagem frente as empresas que tanto conhecem seus processos como gerenciam e realizam melhorias constantes a cada dia. Sem conhecer tais processos é praticamente impossível implantar uma melhoria ou mudança no processo de forma organizada, gerenciável e previsível.
BPM é uma disciplina que possui um ciclo de vida sem fim. A sua finalidade é de uma forma bem resumida:
"BPM existe para trazer a tona as informações pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e os processos possam ser gerenciados para uma melhor tomada de decisão e visão do negócio como um todo."
BPM não é:
- Uma tecnologia que automatiza processos.
- Um sistema para controle de clientes e processos.
- Uma notação para modelar processos.(Ver O que é BPMN?)
- Uma caixinha mágica que mudará a empresa.
BPM deve sempre agregar valor à empresa que está sendo executado. Se é uma organização privada, deve aumentar lucro, melhorar a percepção de qualidade pelo cliente, gerar um melhor time-to-market de produtos. Se é uma instituição pública, deve prover ao cidadão os melhores serviços e atendimentos. Acima de tudo, BPM não deve ser encarado como algo que será realizado e terminará, mas sim como algo que deverá ser inserido nas veias culturais das organizações.
Grande Bruno,
ResponderExcluirQue bela definição de BPM, ler isso nos motiva a acreditar na verdadeira essencia do BPM, que hoje o mercado distorce tanto.
Vale ressaltar que BPM NÃO é um projeto só de TI, e sim da Organização como um todo.
Um grande abraço,
Alexandre Bezerril
PS> Bruno estamos no aguardo de um post sobre a sua segunda certificação OCEB (referências, obstaculos, etc..)
Olá Alexandre! Bom vê-lo por aqui mais uma vez! :)
ExcluirSim, também vejo que BPM não é um projeto de TI. BPM veio para mudar a forma da organização agir, seja com ou sem TI, seja em um ambiente automatizado ou totalmente manual. Sim BPM não é um projeto de TI!
Sobre o artigo da conquista da certificação OCEB Business Intermediate, com certeza prepararei um artigo dedicado, contando minhas experiências, lutas, desafios e percepções durante a caminhada! Esta está anotada aqui ;)
Obrigado mais uma vez pela sua presença e por acompanhar e divulgar o BPMVision!
Um forte abraço Alexandre!
Bruno Barrios - OCEB Business Intermediate
BPMVision