Nos dias 27 e 28 de novembro aconteceu em Brasília o BPM Congress. Foi mais um evento de sucesso organizado pela ABPMP-BR. O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e foi marcado pela apresentação de grandes cases de várias áreas diferentes abordando o tema gestão pública.
Através de painéis, palestras e debates o conhecimento e experiência dos apresentadores foi levado a cada participante presente. O BPM Congress foi muito interessante pois permitia à platéia a realização de perguntas sobre os cases apresentados.
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Acompanhe agora os cases que foram apresentados!
Débora Aroxa falou sobre a evolução dos atendimentos do cidadão no serviço. Antes existiam muitas filas e desorganização no atendimento. Antes o foco era o foco da organização e agora a aplicação de BPM trouxe uma série de melhorias para o cidadão que é atendido todos os dias. Houve a mudança para o foco do cidadão.
Eduardo Noronha explicou sobre a importância do escritório de processos trabalhar junto com a alta gestão. Reforçou o apoio da alta gestão como passo fundamental no suporte da iniciativa. Apresentou o case do Enem e o painel de controle do MEC.
Ranussy Gonçalvez - Sebrae - Apresentou que apenas a modelagem não agrega valor a organização. Relatou a importância de ter uma equipe focada na disseminação da nova cultura. Falou sobre a dificuldade em quebrar paradigmas da cultura das pessoas. O monitoramento da cultura é essencial para a implementação da nova cultura.
Elisabeth Braga - ANTT - Relatou a importância de ter os gestores e chefes de processos responsáveis pelo andamento do processo. Eles devem agir como viabilizadores do processo na organização.
Silvânia Miranda - BACEN - Falou sobre qual a importância da cadeia de valor. A cadeia de valor dá sentido a gestão de processos, alinha os elementos de gestão e alinha a estratégia a execução. Serve como um elemento de comunicação.
Carlos Eduardo falou sobre a reestruturação da APEX no Brasil. Através das análises de negócio a APEX descobriu em quais áreas a empresa deveria focar. Relatou sobre a importância de olhar os processos com o foco do cliente.
Adelnei Félix - Governo de Pernambuco ATI - Apresentou que o diferencial da melhoria de processos foi o foco em melhorias para o cliente através da apresentação de rápidos avanços nos processos. Apresentou também que é importante não somente que as organizações disponibilizarem seus dados mas também seus processos.
Marcos Vinicius Costa e Daniel Viero apresentaram sobre o e-ping e a sua integração com o BPM. Relataram a importância da troca de informações como base para o crescimento das organizações.
Vanice Cardoso Ferreira abordou o tema de como as pessoas podem ser agentes motivacionais na organização. Falou sobre a importância da conscientização, envolvimento, segurança interior, responsabilidade pelos resultados, ter a mente aberta, buscar sinergia e suporte do interesse coletivo.
Márcia Regina Marques apresentou o case do BRB Seguros sobre a renovação empresarial. Para alcançar a mudança, foi necessário uma visão sistêmica e atenção especial as pessoas.
Fernando Barros relatou sobre as principais dificuldades de se implementar a melhoria contínua. Trouxe o pensamento de fazer mais com menos esforço buscando o interesse das pessoas envolvidas. Apresentou também sobre a importância de se compartilhar as informações dos processos.
Francisco da Silva Freire demonstrou que mapeamentos e modelos podem se utilizados para comunicar o funcionamento dos processos e nem sempre precisam ser desenvolvidos a fim de automatizar.
A CBPP Mônica Venâncio realizou a mediação das palestras da tarde!
Anderson Oliveira - Serpro - Falou sobre a importância do líder ser motivado e apaixonado por BPM para conseguir repassar a real importância para a equipe. Levar em consideração a cultura da organização é fundamental para implementar a prática do BPM. Apresentou também a importância de se ter o apoio da alta gestão.
José relatou a importância da definição do escopo do projeto para que o foco seja mantido durante o andamento do projeto. A disseminação das informações é fundamental para o crescimento contínuo.
João Sanitá - Caixa - Relatou a importância da reavaliação e reestruturação dos processos para tornar a organização sustentável.
Mauro Jacknoski - Infox- Falou sobre como os processos automatizados podem reduzir custos e melhorar a sustentabilidade das organizações.
Adalberto - Retratou a importância da transparência dos processos e como a eficiência em se obter as informações de indicadores de processos ajuda na tomada de decisões negociais.
Pedro Borges - A construção da solução de BPM foi realizada após as pesquisas sobre o que realmente agrega valor dentro da organização. Apresentou uma solução BPMS ponta-a-ponta.
O evento foi encerrado com um excelente painel executivo mediado por Leandro Jesus.
O BPM Congress foi um sucesso na apresentação de cases e na motivação geral de ideias sobre como o BPM pode ajudar na gestão pública. Quem esteve presente, com toda certeza, apreciou a explanação de ótimas ideias colocadas em prática e foi conscientizado de que todos nós podemos melhorar a vida do cidadão!
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Caso você encontre alguma informação incorreta, entre em contato comigo para que eu possa adequar! Obrigado!
Bruno Barrios - CBPP - OCEB Business Intermediate
BPMVision
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