No dia 05 de dezembro ocorreu a 23ª edição do BPM Day. O evento ocorreu no Paraná, sendo a 2ª edição em Curitiba e contou com a presença de aproximadamente 350 pessoas, no auditório Mário de Mari na FIEP. A organização do evento ficou a cargo da ABPMP Brasil-PR com a contribuição voluntária de vários colaboradores que ajudaram a fazer do evento um enorme sucesso.
BPM Day Curitiba |
A todos que desejam colaborar com o BPMVision sendo a "Nossa Visão" na sua cidade ou no seu estado, confira o artigo "BPMVision - Seja você a nossa visão!" e veja como é fácil participar.
A abertura do evento foi realizada pelo Gestor
Regional no Paraná, Xisto Alves de
Souza Junior, que agradeceu o apoio fornecido pela FIEP no evento e o Gerente
Executivo do IEL, Eduardo Vaz da Costa Junior, que comentou sobre a estrutura
da FIEP e os planos para o ano de 2013.
Xisto Alves de Souza Junior, Gestor Regional no Paraná |
Eduardo Vaz da Costa Junior, Gerente Executivo do IEL |
Mauricio Bitencourt, Vice-presidente da ABPMP
Brasil, abordou os assuntos sobre gestão da mudança na implementação do BPM, a
arquitetura de processos, a agilidade operacional, o BPM Social e os resultados
das empresas COMIL e UNIMED. Enfatizou a importância de realizar a modelagem
com o FOCO DO CLIENTE e analisar as partes interessadas no processo.
Mauricio Bitencourt, Vice-presidente da ABPMP Brasil |
Henrique Dias dos Santos e Carlos Alberto
Ferraiuolo Jr. relataram
sobre a organização do Grupo Boticário, a estrutura da área de processos e o
projeto CRF - Central de Relacionamento com o Franqueado. A abordagem do
mapeamento em pares é um dos diferenciais que ocorrem na organização, pois a
modelagem é realizada pelas áreas de Processos e TI. O projeto contou com 17
reuniões, 4 sistemas, 186 horas de mapeamento de processos, 6 áreas envolvidas
e a participação da área de Gestão da Mudança. Foram identificados 42 impactos,
que desdobraram em 90 ações efetivas. Os resultados identificados foram a
implantação da nova tecnologia, novos canais, unificação das áreas, implantação
da célula atendimento, melhoria de 25% no indicador de abandono de ligações e o
crescimento de 11% na capacidade de atendimento.
Henrique Dias dos Santos e Carlos Alberto Ferraiuolo Jr. |
Silvana representou o
Gerente Administrativo Financeiro do Hospital Bruno Born e apresentou o projeto
Segurança do Paciente na Administração da Medicação. O projeto surgiu através
da participação do Gerente Cristiano Dickel no curso de Formação de Gestores de
Processos. O objetivo da iniciativa era otimizar os processos da equipe de
Enfermagem e da Farmácia; criar a central de diluição de medicamentos,
implantar o rastreamento de todo o processo através de código de barras e
implantar a conferência da mediação no leito do paciente. Após o trabalho
realizado com todos os envolvidos no projeto foram identificados os seguintes
ganhos: antecipação de 2 horas e 19 minutos para liberação da prescrição
médica; redução de 12 horas nas atividades da equipe de Enfermagem, fornecendo
mais tempo de atenção aos pacientes; redução de 44 horas no aprazamento,
rastreabilidade do processo, confiança e segurança do paciente, através da
pulseira de identificação.
Cristiano Dickel |
Filipe Miguel Cassapo, Gerente
Executivo do SENAI, abordou o tema inovação nos processos como ponto imperativo
para competitividade e sustentabilidade nas organizações. Comentou sobre a
velocidade do mercado e a necessidade da geração de novas idéias para manter a
competitividade. Afirmou que o processo chave do negócio é a inovação. Explicou
a diferença entre inventar, gerar novas idéias e inovar. As empresas que desejam inovar, devem primeiramente iniciar com os seus
processos para depois criar um produto inovador no mercado. A base para
aplicação é o equilíbrio da cultura e os processos. Sendo assim, o segredo para
inovar é manter a matéria-prima (idéias), a diversidade dentro dos grupos de
trabalho e acabar com o bloqueio de comunicação. A palestra foi encerrada com
as seguintes frases: “Você quer conhecer o futuro? Invente-o!” e “Temos a
responsabilidade de irradiar a mudança”.
Filipe Miguel Cassapo, Gerente Executivo do SENAI |
O Gerente de Gestão &
Qualidade, Clodimar Viotto, apresentou como estruturar os processos para suprir as necessidades
da cadeia de valor. Comentou sobre a estrutura da cooperativa COCAMAR e a linha
de tempo da qualidade na organização. O trabalho foi realizado através da
avaliação dos envolvidos no processo sobre as boas práticas adotadas, a
reestruturação do método de trabalho e a reorganização dos processos. O
principal desafio do projeto era levar a estratégia para a operação. Após as
atividades desenvolvidas as metas estratégicas foram desdobradas em todos os
níveis, os benefícios apresentados em valores financeiros, o mapeamento dos
processos passou a ser executado pelos Belts, o Dono de Processo exerce o seu
papel, as listas de recomendações apresentam mudanças de processo e sistêmicas e
todas as iniciativas são mapeadas e padronizadas, antes da produção. A regra na
COCAMAR somente permite realizar as implementações sistemas após os ganhos
mapeados através da operação manual.
Clodimar Viotto, Gerente de Gestão & Qualidade |
A gerente de gestão Marlene Silva abordou o tema Desafios para Manter a Iniciativa de BPM
Alinhada à Estratégia Empresarial. Apresentou a evolução do BPM na organização,
iniciando com o 1º piloto em 2007, o 2º piloto em 2008, a implementação do
Escritório de Processos em 2009, o Escritório de Projetos em 2010, o Escritório
de Gestão em 2011, o Gerenciamento pelas Diretrizes em 2012 e o Planejamento
estratégico, que entrará no escopo da Gerência em 2013. As solicitações de
alterações sistêmicas passam
primeiramente pela avaliação do Escritório de Processos e o trabalho realizado
pela TI é baseado na modelagem de processos. Comentou sobre a revisão que
realizaram nos métodos de trabalho para facilitar a rotina da operação.
Reforçou que o resultado é a soma da liderança, o método e o conhecimento
técnico. Os resultados obtidos na Ypê são fruto do desenvolvimento das 9 áreas
de conhecimento do CBOK.
Marlene Silva, Gerente de Gestão |
Claudio Bernardi
Stringari, Analista de Melhoria Contínua, relatou sobre a
trajetória em qualidade e a Gestão de Processo de Negócio na WEG. Comentou
sobre o trabalho de planejamento que envolveu a avaliação do grau de maturidade
dos processos, a criação da árvore de processos e o desenvolvimento do modelo
de três vértices do processo (desenvolvimento de novos produtos, do pedido ao
recebimento e do planejamento à entrega). O desdobramento dos processos será
realizado na nova arquitetura; as decisões ocorrem através de comissões (Pilar
de Gestão da WEG) e os benefícios são validados pela controladoria.
Claudio Bernardi Stringari, Analista de Melhoria Contínua |
A mesa redonda contou com a participação do
professor René Bergel (mediador), Jackson Rovina, Claudio Bernardi Stringari, Marlene
Silva, Clodimar Viotto, Silvana, Mauricio Bitencourt e Valdinei Santana. O
mediador questionou sobre como manter a sustentabilidade nos processos e os
participantes relatam os seguintes itens para atingir o objetivo:
- Planejar a criação do produto pensando
na sustentabilidade.
- Mitigação de riscos e impactos.
- Construção do produto de forma
funcional, analisando o processo ponta-a-ponta.
- O tema deve fazer parte da estratégia
da empresa.
Mesa redonda mediada por René Bergel |
Cobertura do evento realizada por:
Jucielle Ramos do Nascimento - CBPP, Analista de Negócios
Fotos:
Andrea Ferentz - Analista de Negócios
Contribuição:
Francis André Soso - CBPP
Formatação e Adaptação textual:
Bruno Barrios - CBPP, BPMVision
Agradecimentos especiais:
Gostaria de agradecer grandemente à Jucielle Ramos do Nascimento pelo empenho e disponibilidade em colaborar com a realização da cobertura deste evento! Quero também agradecer à Andrea Ferentz pelas ótimas fotos que registraram este evento!
Jucielle, muito obrigado por ter recebido o convite do BPMVision de uma forma tão colaborativa! Quero agradecer pela ótima cobertura que você realizou. Obrigado por ter sido a visão do BPMVision em Curitiba de forma tão organizada e prestativa! O BPMVision "presenciou" o BPM Day Curitiba graças a sua colaboração! Contarei com você nas próximas oportunidades :)
Andrea, sua colaboração com as fotos foi essencial! Elas ajudam muito na formatação e qualidade da cobertura! Obrigado por fazer parte da cobertura deste evento!
Quero agradecer também ao Francis André Soso pela disposição em colaborar com o BPMVision! Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente Francis!
Bruno Barrios - BPMVision
A todos que desejam colaborar com o BPMVision sendo a "Nossa Visão" na sua cidade ou no seu estado, confira o artigo "BPMVision - Seja você a nossa visão!" e veja como é fácil e simples colaborar! Contribua para o crescimento do BPM no Brasil!
Caso você encontre alguma informação incorreta, entre em contato comigo para que eu possa adequar! Obrigado!
Bruno Barrios - CBPP, OCEB Business Intermediate
BPMVision
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos disseminar as informações! Escreva seus comentários aqui e curta este artigo!