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    terça-feira, 11 de dezembro de 2012

    Cobertura do BPM Day Curitiba


    No dia 05 de dezembro ocorreu a 23ª edição do BPM Day. O evento ocorreu no Paraná, sendo a 2ª edição em Curitiba e contou com a presença de aproximadamente 350 pessoas, no auditório Mário de Mari na FIEP. A organização do evento ficou a cargo da ABPMP Brasil-PR com a contribuição voluntária de vários colaboradores que ajudaram a fazer do evento um enorme sucesso.

    BPM Day Curitiba

    A todos que desejam colaborar com o BPMVision sendo a "Nossa Visão" na sua cidade  ou no seu estado, confira o artigo  "BPMVision - Seja você a nossa visão!"  e  veja  como é fácil participar.
    A abertura do evento foi realizada pelo Gestor Regional no Paraná, Xisto Alves de Souza Junior, que agradeceu o apoio fornecido pela FIEP no evento e o Gerente Executivo do IEL, Eduardo Vaz da Costa Junior, que comentou sobre a estrutura da FIEP e os planos para o ano de 2013.


    Xisto Alves de Souza Junior, Gestor Regional no Paraná

     Eduardo Vaz da Costa Junior, Gerente Executivo do IEL

    Mauricio Bitencourt, Vice-presidente da ABPMP Brasil, abordou os assuntos sobre gestão da mudança na implementação do BPM, a arquitetura de processos, a agilidade operacional, o BPM Social e os resultados das empresas COMIL e UNIMED. Enfatizou a importância de realizar a modelagem com o FOCO DO CLIENTE e analisar as partes interessadas no processo.

    Mauricio Bitencourt, Vice-presidente da ABPMP Brasil
    Henrique Dias dos Santos e Carlos Alberto Ferraiuolo Jr. relataram sobre a organização do Grupo Boticário, a estrutura da área de processos e o projeto CRF - Central de Relacionamento com o Franqueado. A abordagem do mapeamento em pares é um dos diferenciais que ocorrem na organização, pois a modelagem é realizada pelas áreas de Processos e TI. O projeto contou com 17 reuniões, 4 sistemas, 186 horas de mapeamento de processos, 6 áreas envolvidas e a participação da área de Gestão da Mudança. Foram identificados 42 impactos, que desdobraram em 90 ações efetivas. Os resultados identificados foram a implantação da nova tecnologia, novos canais, unificação das áreas, implantação da célula atendimento, melhoria de 25% no indicador de abandono de ligações e o crescimento de 11% na capacidade de atendimento. 

    Henrique Dias dos Santos e Carlos Alberto Ferraiuolo Jr.

    Silvana representou o Gerente Administrativo Financeiro do Hospital Bruno Born e apresentou o projeto Segurança do Paciente na Administração da Medicação. O projeto surgiu através da participação do Gerente Cristiano Dickel no curso de Formação de Gestores de Processos. O objetivo da iniciativa era otimizar os processos da equipe de Enfermagem e da Farmácia; criar a central de diluição de medicamentos, implantar o rastreamento de todo o processo através de código de barras e implantar a conferência da mediação no leito do paciente. Após o trabalho realizado com todos os envolvidos no projeto foram identificados os seguintes ganhos: antecipação de 2 horas e 19 minutos para liberação da prescrição médica; redução de 12 horas nas atividades da equipe de Enfermagem, fornecendo mais tempo de atenção aos pacientes; redução de 44 horas no aprazamento, rastreabilidade do processo, confiança e segurança do paciente, através da pulseira de identificação.

    Cristiano Dickel

    Filipe Miguel Cassapo, Gerente Executivo do SENAI, abordou o tema inovação nos processos como ponto imperativo para competitividade e sustentabilidade nas organizações. Comentou sobre a velocidade do mercado e a necessidade da geração de novas idéias para manter a competitividade. Afirmou que o processo chave do negócio é a inovação. Explicou a diferença entre inventar, gerar novas idéias e inovar. As empresas que desejam inovar, devem primeiramente iniciar com os seus processos para depois criar um produto inovador no mercado. A base para aplicação é o equilíbrio da cultura e os processos. Sendo assim, o segredo para inovar é manter a matéria-prima (idéias), a diversidade dentro dos grupos de trabalho e acabar com o bloqueio de comunicação. A palestra foi encerrada com as seguintes frases: “Você quer conhecer o futuro? Invente-o!” e “Temos a responsabilidade de irradiar a mudança”.

    Filipe Miguel Cassapo, Gerente Executivo do SENAI
    O Gerente de Gestão & Qualidade, Clodimar Viotto, apresentou como estruturar os processos para suprir as necessidades da cadeia de valor. Comentou sobre a estrutura da cooperativa COCAMAR e a linha de tempo da qualidade na organização. O trabalho foi realizado através da avaliação dos envolvidos no processo sobre as boas práticas adotadas, a reestruturação do método de trabalho e a reorganização dos processos. O principal desafio do projeto era levar a estratégia para a operação. Após as atividades desenvolvidas as metas estratégicas foram desdobradas em todos os níveis, os benefícios apresentados em valores financeiros, o mapeamento dos processos passou a ser executado pelos Belts, o Dono de Processo exerce o seu papel, as listas de recomendações apresentam mudanças de processo e sistêmicas e todas as iniciativas são mapeadas e padronizadas, antes da produção. A regra na COCAMAR somente permite realizar as implementações sistemas após os ganhos mapeados através da operação manual.


    Clodimar Viotto, Gerente de Gestão & Qualidade

    A gerente de gestão Marlene Silva abordou o tema Desafios para Manter a Iniciativa de BPM Alinhada à Estratégia Empresarial. Apresentou a evolução do BPM na organização, iniciando com o 1º piloto em 2007, o 2º piloto em 2008, a implementação do Escritório de Processos em 2009, o Escritório de Projetos em 2010, o Escritório de Gestão em 2011, o Gerenciamento pelas Diretrizes em 2012 e o Planejamento estratégico, que entrará no escopo da Gerência em 2013. As solicitações de alterações sistêmicas passam primeiramente pela avaliação do Escritório de Processos e o trabalho realizado pela TI é baseado na modelagem de processos. Comentou sobre a revisão que realizaram nos métodos de trabalho para facilitar a rotina da operação. Reforçou que o resultado é a soma da liderança, o método e o conhecimento técnico. Os resultados obtidos na Ypê são fruto do desenvolvimento das 9 áreas de conhecimento do CBOK.

    Marlene Silva, Gerente de Gestão

    Claudio Bernardi Stringari, Analista de Melhoria Contínua, relatou sobre a trajetória em qualidade e a Gestão de Processo de Negócio na WEG. Comentou sobre o trabalho de planejamento que envolveu a avaliação do grau de maturidade dos processos, a criação da árvore de processos e o desenvolvimento do modelo de três vértices do processo (desenvolvimento de novos produtos, do pedido ao recebimento e do planejamento à entrega). O desdobramento dos processos será realizado na nova arquitetura; as decisões ocorrem através de comissões (Pilar de Gestão da WEG) e os benefícios são validados pela controladoria.

    Claudio Bernardi Stringari, Analista de Melhoria Contínua

    A mesa redonda contou com a participação do professor René Bergel (mediador), Jackson Rovina, Claudio Bernardi Stringari, Marlene Silva, Clodimar Viotto, Silvana, Mauricio Bitencourt e Valdinei Santana. O mediador questionou sobre como manter a sustentabilidade nos processos e os participantes relatam os seguintes itens para atingir o objetivo:
    • Planejar a criação do produto pensando na sustentabilidade.
    • Mitigação de riscos e impactos.
    • Construção do produto de forma funcional, analisando o processo ponta-a-ponta.
    • O tema deve fazer parte da estratégia da empresa.
    Mesa redonda mediada por René Bergel
    Cobertura do evento realizada por:
    Jucielle Ramos do Nascimento - CBPP, Analista de Negócios

    Fotos:
    Andrea Ferentz - Analista de Negócios
    Contribuição:
    Francis André Soso - CBPP
    Formatação e Adaptação textual:
    Bruno Barrios - CBPP,  BPMVision

    Agradecimentos especiais:
    Gostaria de agradecer grandemente à Jucielle Ramos do Nascimento pelo empenho e disponibilidade em colaborar com a realização da cobertura deste evento! Quero também agradecer à Andrea Ferentz pelas ótimas fotos que registraram este evento!
    Jucielle, muito obrigado por ter recebido o convite do BPMVision de uma forma tão colaborativa! Quero agradecer pela ótima cobertura que você realizou. Obrigado por ter sido a visão do BPMVision em Curitiba de forma tão organizada e prestativa! O BPMVision "presenciou" o BPM Day Curitiba graças a sua colaboração! Contarei com você nas próximas oportunidades :)
    Andrea, sua colaboração com as fotos foi essencial! Elas ajudam muito na formatação e qualidade da cobertura! Obrigado por fazer parte da cobertura deste evento! 
    Quero agradecer também ao Francis André Soso pela disposição em colaborar com o BPMVision! Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente Francis!
     Bruno Barrios - BPMVision
    A todos que desejam colaborar com o BPMVision sendo a "Nossa Visão" na sua cidade ou no seu estado, confira o artigo "BPMVision - Seja você a nossa visão!" e veja como é fácil e simples colaborar! Contribua para o crescimento do BPM no Brasil!

    Caso você encontre alguma informação incorreta, entre em contato comigo para que eu possa adequar! Obrigado!

    Bruno Barrios - CBPP, OCEB Business Intermediate
    BPMVision





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