Curta o BPMVision no Facebook! E saiba tudo sobre BPM!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Acompanhe o BPMVision!


    Cadastre seus dados para receber: A agenda semanal, promoções exclusivas e as notificações das novas publicações!

    Fique por dentro de todas as novidades e acompanhe tudo sobre BPM!




    segunda-feira, 4 de junho de 2012

    O que é Análise de Negócios?

    Se você ainda não descobriu o que é análise de negócios ou qual é o papel de um analista de negócios, este vídeo explica de uma forma bem genérica! Um tanto informal porém muito explicativa!


    Analista de Negócios - Gigante Consultoria


    E você? Concorda com a visão que este vídeo apresenta? Qual o papel do analista de negócios para você? Escreva aí o que você pensa sobre isto ou suas experiências!

    Bruno Barrios
    BPMVision

    8 comentários:

    1. Olá Bruno, como vai?

      Esta ai uma duvida que sempre tive, e gostaria de compartilhar com você.

      Para um programa BPM dar certo, pregamos a disseminação da cultura "Gestão por Processo" na Organização, e temos como premissa que essa abordagem seja Top Down, ou seja, que os grandes executivos tenham fé de que essa abordagem é saudavél e a melhor solução para se gerir os seus negócios.

      Ao assitir o video pude perceber que o BABOK também aborda tipo de solução para o seu negócio, exemplo, Como garantir o ROI, Como tornar toda a estratégia virar ação, etc..etc.., mas eu não consigo enxergar aonde essas análises irão se convergir com o BPM.

      Ás vezes eu tenho a sensação de que estamos falando da mesma coisa...., pois o BPM também prega tudo isso.

      Podemos dizer que um programa BPM pode ser derivado, de uma análise de negócio, onde se chegou a conclusão que a gestão por Processos é a melhor ferramenta para se atingir um objetivo na Organização?

      Temos que fazer a prática da analise de negócio, para dai sim sair com um programa de BPM?? Desculpe essa minha confusão, mas é que esse conjunto de métodos e técnicas que o BABOK prega, já não estão inerentes em um programa BPM. ( na minha visão ).

      O BABOK contempla o BPM ou o BPM contempla o BABOK.??

      Meu Deus...desculpe a confusão....

      Abração e mais uma vez Parabéns pelo artigo, estou disseminando seu Blog por ai.....

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Alexandre,

        Estes termos são um tanto complicados e geradores de dúvidas mesmo!

        Mas já expressando a minha opinião que embasará toda a resposta, digo: Não defendo ilhas de conhecimento e não acredito em balas de prata ;)

        Vejo hoje uma "disputa" entre o pessoal do BPM e da AN(análise de negócios). Muitas vezes querendo provar quem é melhor, quem faz mais ou quem agrega mais valor.

        Na minha visão cada negócio é um negócio diferente e pode ser resolvido de formas excelentes de várias maneiras diferentes, logo, não quero provar aqui quem está acima de quem ou quem é melhor que outro. Mas acredito na sinergia das informações e trabalhos para agregar valor a um negócio específico.


        Eu enxergo da seguinte maneira:
        Análise de negócios é a primeira força geradora de visão do negócio. Lida com a parte estratégica, ou deveria lidar(pois hoje está muito deturpado).

        E através da análise de negócios vê se que é uma boa estratégia olhar gerenciar os processos da empresa, passar a ter uma visão sobre como os processos funcionam de ponta a ponta, logo identifica-se o BPM.

        Se pararmos para olhar hierarquias neste momento poderíamos pensar: "Então BPM está abaixo de AN, pois ela o solicitou?". Na minha visão não! Eu vejo de outra maneira.

        AN monstra que o BPM é uma maneira de agregar valor e gerenciamento do negócio e então será começada a implementação do BPM na empresa, o que mudará a forma da empresa ser. Neste momento vejo que hierarquicamente AN e BPM são irmãos de mesmo nível interdependentes, pois a análise de negócios começará a pensar por processos. Quando forem escolhidos os objetivos definidos lá nas estratégias da empresa, eles serão desdobrados em atividades que serão processos.

        Resumidamente, quando se inicia a implementação do BPM, por ele ser tão "forte" em mudanças estruturais, é como se o BPM infectasse positivamente a visão da AN, ou seja, todas as estratégias pensadas resultarão em processos na ponta final.

        Vejo que a Análise de Processos faz parte da Análise de Negócios. Mas o BPM está no mesmo nível de Análise de Negócios.

        Conseguiu entender a minha visão? Descomplicou ou complicou mais? :-) O que você achou?

        Um grande abraço e obrigado pelo apoio e envolvimento!
        Bruno Barrios
        BPMVision

        Excluir
      2. Bruno,

        esclaresceu bastante, também penso desse jeito.

        Um grande Abraço,

        Alexandre.

        Excluir
    2. Abrimos há quase 30 dias um debate no LinkedIn justamente sobre esse assunto: fronteiras da AN e da AP; competências e habilidades do AN e do AP.

      Particularmente, conceituo para mim a AN como sendo uma atividade em que o AN estabelece o que é necessidade estratégica do ambiente corporativo, da organização emrpesarial, e daí gerando oportunidades focadas, líquidas e certas, que deverão sustentar e aumentar o ROI, se alcançados os valores esperados pelos clientes. Ele, então, operacionaliza as ações para isso aconteça.

      Já a AP é uma atividade que permite suportar os caminhos traçados pela AN, construindo o como eles deverão ser trilhados. Essa operação, realizada pelo AP, pode ser sustentada pelo que traz o BPM.

      De um lado, a AN seguirá o contexto do BABOK; do outro, a AP se entenderá no CBOK.

      Visite o link http://www.linkedin.com/groups/IIBA-Bras%C3%ADlia-Chapter-3283526.S.112892843?view=&gid=3283526&item=ANET%3AS%3A112892843&goback=%2Egmp_3283526&trk=NUS_RITM-title e veja como enriquecer o seu conhecimento acerca dessas dúvidas, que não são só suas!!!

      Um abraço,
      Raul Renato.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Raul,

        Também entendo desta forma como você apresentou. Já que não estamos aqui defendendo "isolamentos", nem desmerecendo uma atividade em relação a outra, eu também concordo que o início é a AN e a AP fornece um melhor entendimento de como o negócio é realizado na prática.

        Entendo que:
        AN ajuda a entender o que é que será feito.
        AP ajuda a entender como é que será feito.

        Obrigado também pelo apoio e pela participação agregadora ao BPMVision!

        Um forte abraço!
        Bruno Barrios
        BPMVision

        Excluir
    3. Bruno e Alexandre, vejam que legal o blog de Evandro Moreira Pinto, onde ele traz didaticamente as definições de competência da AN: http://wm2info.com.br/blog/2012/05/29/o-papel-do-analista-de-negocio/#comment-181.

      Para mim, é justamente como eu vejo a AN: desapegada da TI. A TI poderá lhe dar suporte onde couber.

      Concordo também com sua resposta ao alexandre, Bruno. Tenho para mim que BPM são práticas de gestão dos processos de negócio, que proporcionam à AN a visão do todo daquilo que produz, daquilo que dá suporte ao que produz, daquilo que lhe permite controlar e administrar o que produz e o que lhe dá suporte ao que produz.

      Um abraço e vamos continuar refletindo e crescendo junto nesse Universo.
      Raul.

      ResponderExcluir
    4. Veja a contribuição nesse link: http://www.linkedin.com/groupItem?view=&gid=3283526&type=member&item=119631667&commentID=83847554&report%2Esuccess=6_qqZww9BgRpLEAcA4ibK8xU7-FmkBJAfr76ACUxcZZQM6GVpnkg6-CRS2FmIGJd588tk-teScmI1aNKNu#commentID_83847554

      ResponderExcluir
    5. http://www.linkedin.com/groupItem?view=&gid=3283526&type=member&item=119631667&commentID=83847554&report%2Esuccess=6_qqZww9BgRpLEAcA4ibK8xU7-FmkBJAfr76ACUxcZZQM6GVpnkg6-CRS2FmIGJd588tk-teScmI1aNKNu#commentID_83847554

      Visite esse link.

      ResponderExcluir

    Vamos disseminar as informações! Escreva seus comentários aqui e curta este artigo!