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    quarta-feira, 6 de junho de 2012

    Tipos de Processos de Negócio

    Segundo a ótica do BPM, que enxerga a organização pelos seus processos, quão melhor a organização executar seus processos que atendem a visão estratégica, mais ela irá andar rumo aos objetivos definidos. Mas o que são estes processos? Será que todos os processos de uma empresa possuem o mesmo nível de criticidade ou existem processos que são menos críticos,porém não menos importantes, do que outros?

    Vou apresentar aqui que os processos podem diferenciar-se segundo a função que desempenham de uma maneira geral dentro daquela organização e que esta forma de agir e as barreiras com que interagem é que definem que tipo de processos ele realmente é dentro daquela organização.

    Resumidamente existem 3 tipos de processos:

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    • Processos Primários (Core Process): São aqueles que possuem uma interação direta com o cliente final da empresa. Um bom exemplo pode ser um processo de entregar uma mercadoria que um cliente solicitou.
    • Processos de Suporte: São aqueles processos que apoiam os processos primários, ou seja, eles que possibilitam os processos primários a serem realizados com um detalhe a mais, não interagem diretamente com o cliente final. O processo de verificação de estoque após se receber um pedido é um exemplo de um processo secundário.
    • Processos de Gestão: Como o próprio nome diz, são processos responsáveis por gerir os processos primários e secundários afim de que eles estejam atendendo o estabelecido. Um bom exemplo poderia ser o processo de gerenciar entrega dos pedidos dentro dos prazos.

    Na minha visão todos os processos, quando bem definidos segundo a estratégia da organização, são muito importantes para a organização pois atuam como um corpo onde cada um realiza um papel importante. Porém neste universo de processos posso destacar que os processos mais críticos são os processos primários justamente por realizarem interação direta com o cliente final.

    Imagine você tentando realizar uma compra pela internet e o processo de realizar pagamento no site está com problemas, o que acontece? Não sei você, caro leitor, mas eu geralmente procuro outro site para comprar e caso eu encontre outro site este será o primeiro lugar que visitarei novamente quando desejar comprar outro item.Por interagirem com as pessoas, os processos primários devem ser cuidadosamente especificados para que não produzam ruídos entre a organização e o cliente final.

    Mas e se a parte de pagamento da compra funciona corretamente e o item que você pediu chegou errado? Neste caso o processo primário de receber o pagamento e de entregar o pedido funcionaram corretamente, porém houve um erro no processo de suporte embalar pedido, pois o item que foi enviado foi um item incorreto. Da mesma forma que os processos primários causam um impacto negativo ou positivo diretamente, os processos de suporte causam também impactos positivos ou negativos só que de uma forma indireta.

    Justamente para minimizar as perdas e aumentar a eficiência dos processos é que existem os processos de gestão. Através dos processos de gestão podemos: Controlar, medir e monitorar os demais processos da organização. Ver se tudo está correto, se o tempo estabelecido está sendo atingido e se os objetivos dos processos estão sendo alcançados são papéis dos processos de gestão. Sem este tipo de processo é muito provável que exista uma má percepção de qualidade pelo cliente final, afinal nada monitora os processos atuais afim identificar indicadores para saber como a situação real do processo está.

    É importante saber diferenciar com qual tipo de processo estamos lidando pois muitas vezes o que irá direcionar a nossa atenção frente a um mundo de processos pode ser a maneira como ele interage com a organização internamente e externamente. Sem este tipo de visão nós muitas vezes podemos estar investindo tempo em algo que de fato demorará a transmitir ao cliente final uma percepção de aumento de qualidade. 

    7 comentários:

    1. Grande Bruno,

      Olha eu aqui te aborrecendo com minhas duvidas....Mas o bom é que agora podemos utilizar o seu blog como canal para esclaresce-las.

      Tudo o que você escreveu sobre os tipos de processos, é exatamente o que eu tinha aprendido até hoje, em relação a sua ilustração ( Processo de Compra e Entrega ), tive uma duvida:

      Na minha concepção o processo " Processo de Compra e Entrega ", é um processo primário, onde as atividades " Verificar Estoque e Entregar Produto" contemplam esse processo. Não consigo visualizar essas atividades como serndo um processo de suporte, a não ser que você utilize o elemento subprocesso ( ou utilize uma chamada para outro processos de suporte ).

      Não sei se fui claro, mas como essa disciplina de BPM não é uma matéria exata, acontece de um Analista ter uma visão diferente de outro, e assim acho legal alinharmos os nossos conhecimentos.

      Um grande Abraço,

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    2. Ola Alexandre! Que nada, você é sempre bem vindo por aqui! O BPMVision veio justamente para criar este canal de discussão e troca de experiências!

      Obrigado pela sua dúvida que me fez ver que eu tinha subido uma imagem incompleta! Realmente o que você falou estava(pois já alterei a imagem) de acordo! Naquela antiga imagem nós teríamos tipos de ATIVIDADES! E NÃO tipos de processos! Pois realmente estavam faltando as caixinhas [+] indicando que eram subprocessos!

      A antiga imagem você pode conferir aqui:
      http://2.bp.blogspot.com/-4BJ_Zn02OAY/T89WEKQRnXI/AAAAAAAAAWE/39SNxOcOLWA/s1600/Tipos+de+Processo.png

      Nesta imagem as coisas se encaixariam como tipos de atividades, que são um nível menor das apresentadas no artigo mas funcionam praticamente da mesma maneira!

      Muito obrigado pela observação! E você já é da casa ;-)
      Um forte abraço Alexandre!
      Bruno Barrios
      BPMVision

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    3. Bruno,

      Estamos sentindo falta de novos temas.....

      Abçs....

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      Respostas
      1. Alexandre!

        Creio que conseguirei retomar as atividades amanhã. Algumas reuniões nos tomam o dia inteiro ;-)

        Um grande abraço!
        Bruno Barrios
        BPMVision

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    4. Bruno, você está de parabéns pelo seu blog, você é um profissional que todo gerente quer ter em sua equipe.

      Abraço,

      Washington Soares Ferreira
      Coordenador de Contratos
      CTIS IT SERVICES

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      Respostas
      1. Olá Washington! Que surpresa vê-lo por aqui!

        Obrigado pela força, pela confiança, por todo apoio e pela oportunidade!

        Um abração e volte sempre por aqui!
        Bruno Barrios
        BPMVision

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    5. Olá Bruno !
      Você já consultou Rummler & Brache - "Melhores desempenhos das empresas"? Em 1995 eles já afirmavam que uma empresa é tão boa quanto seus processos. Recomendo o livro, mas só existe em sebos. Está esgotado
      Abs

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