Curta o BPMVision no Facebook! E saiba tudo sobre BPM!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Acompanhe o BPMVision!


    Cadastre seus dados para receber: A agenda semanal, promoções exclusivas e as notificações das novas publicações!

    Fique por dentro de todas as novidades e acompanhe tudo sobre BPM!




    quinta-feira, 25 de outubro de 2012

    Maratona CBOK

    A Maratona CBOK ocorreu no dia 23 de outubro de 2012 em Brasília. Foi um evento organizado pela ABPMP Brasil e contou com diversas apresentações sobre os vários temas que o CBOK aborda.
    Se você não sabe o que é o BPM CBOK clique aqui!

    Maratona CBOK Brasília
    Foi um evento muito interessante pois ao invés de apresentações longas e apenas sobre cases, a Maratona CBOK foi focada em explanar de forma rápida cada área de conhecimento abordada pelo CBOK.

    O conteúdo do evento pode foi disponibilizado ao final do artigo.

    Maria Helena(Mh) , Antonio Braquehais e Mônica Pires realizaram a abertura da Maratona CBOK Brasília.

    Maria Helena(Mh) , Antonio Braquehais e Mônica Pires

    Área de Conhecimento 1 - Sobre a ABPMP
    Mh(GR/DF) começou com a apresentação inicial mostrando quais seriam as palestras do dia. Apresentou sobre a ABPMP Inernacional, e a sua importância na promoção da disciplina de BPM no mundo. A visão da ABPMP de atuar como centro de referencia líder em BPM reconhecendo, certificando e promovendo. Falou um pouco sobre qual é a Missão da ABPMP assim como seus propósitos. 

    Diferenciou "O que é CBOK" e "O que não é CBOK". Demonstrou a importância do CBOK para a padronização do vocabulário na área de processos. Por fim, fez uma passagem rápida apresentando as 9 áreas do CBOK.

    Maria Helena (Gestora Regional - DF)

    Área de Conhecimento 2 - Gerenciamento de Processos
    Monica Pires discursou sobre a importância do CBOK para alcançar a padronização dos processos. Apresentou a definição de Processo, Negócio e Processo de Negócio segundo o CBOK. Diferenciou organizações baseadas em processos e organizações funcionais, bem como os tipos de processo "gerenciamento", "primário" e "suporte".
    Mônica trouxe a seguinte expressão: "Gerenciamento é muito mais que desenhar processos, é uma melhor forma de gerir e uma forma de motivar mudança." e apresentou sobre a necessidade de se enxergar o BPM como parte da organização.

    Monica Pires (Correios)

    Área de Conhecimento 3 - Modelagem de processos
    Antonio Braquehais esclareceu que modelar é o mesmo que representar. Modelagem de processos de negócios e o conjunto de atividades e habilidades que fornecem uma visão e entendimento do processo de negócio. Diferenciou  diagrama, mapa, modelo. 

    Abordou a modelagem como forma centralizadora de conhecimento e enfatizou que a qualidade da modelagem de processos ocorre quando há: Precisão, nível de detalhe, completude e consistência!

    Comentou sobre os tipos de abordagem: too-down, bottom-up e middle-out. e finalizou sua apresentação falado sobre técnicas de modelagem: observações diretas, entrevistas, questionários etc.

    Antonio Braquehais (Correios)

    Área de Conhecimento 4 - Análise de processos
    Alexandre V. Guimarães trouxe a importância da análise dos processos tanto para movimento contínuo como para eventos de novos planejamentos, desempenhos inadequados ou novos negócios.

    Falou sobre regras de negócios,a importância de se eliminar regras que não estão alinhadas com o negócio da organização e também a importância de alinhar as expectativas de trabalho e tempo. Nao adianta dizer que o processo não é bom! Tem que mostrar quais métricas estão fora das expectativas!

    Alexandre V. Guimarães (Aeronáutica)

    Área de Conhecimento 5 - Desenho de processos
    Guido Prantoni apresentou conceitos, atividades básicas, princípios, fatores chave de sucesso, afirmando que o insumo da fase de desenho de processos são as análises realizadas na fase anterior. Definiu a nomenclatura mostrando que a palavra desenho vem da palavra "Design" que é projeto. A fase de desenho de processos é a fase de se projetar aquele novo processo. Enfatizou que um dos fatores chaves de sucesso é ter o apoio e patrocínio da liderança executiva.

    Guido Prantoni (Plano2)
    Área de Conhecimento 6 - Gerenciamento do desempenho de processos
    Nicir Chaves falou que o alinhamento do desempenho do processo com os objetivos da organização é a razão principal de se adotar práticas de gerenciamento de processo. É necessário medir tempo, custo, capacidade e qualidade para poder acompanhar o processo de perto. Falou sobre o Lean e finalizou a apresentação demonstrando a importância dos indicadores para o gerenciamento efetivo dos processos.

    Nicir Chaves (Previdência)

    Área de Conhecimento 7 - Transformação de processos
    Monica Moreira apresentou a visão de que transformação não é apenas concertar ou reparar mas é também inovar e evoluir. Toda transformação de processos deve ser encarada como um projeto que tem suas características específicas, definindo seus os objetivos e expectativas. Disse também que na transformação é importante trabalhar a mudança e os riscos, ser objetivos na escolha dos processos e na definição de sua transformação.
    Finalizou apresentando brevemente Six Sigma, Lean,  TQM e custeio ABC.

    Mônica Moreira (UFF)

    Área de Conhecimento 8 - Organização de Processos
    Samyra Salomão falou sobre organização orientada a processos, onde uma área começa a ter ciência dos impactos que causa na outra área com uma visão ponta a ponta! Salientou que em processos integrados, um processo é sensível ao outro. Apresentou sobre os papeis e novas responsabilidades que surgem com o BPM. Demonstrou a importância do escritório de processos para padronizar, controlar o ciclo e empregar boas práticas. Finalizou sua apresentação falando sobre centros de excelência organizacional.

    Samyra Salomão (Gestão TI)


    Área de Conhecimento 9 - Organização de Processos
    Luís Takada falou sobre EPM (Enterprise Process Management) trazendo a seguinte definição apresentada no CBOK: O gerenciamento de processos corporativos assegura o alinhamento do portfólio de processos de negócio ponta-a-ponta e da arquitetura de processos com a estratégia de negócio da organização e alocação de recursos. Falou sobre os benefícios do EPM bem como o foco e seus principais requisitos.

    Luís Takada (EloGroup)

    Área de Conhecimento 10 - Tecnologias de Gerenciamento de Processos de Negócio
    Bruno lima trouxe a tona que tecnologia de BPM não é necessariamente é um BPMS e que com a tecnologia os custos aumentam mas a qualidade também deve aumentar. Apresentou rapidamente as tecnologias de suporte a implantação e finalizou lembrando que existe  vantagem na automatização devido ao ganho em agilidade, mas também existem desvantagens por mascarar um pouco o processo.

    Bruno Lima (Ibrain)

    Foi um dia muito interessante e de crescimento. Um evento que foi simples porém muito objetivo e certeiro!
    Os organizadores e palestrantes estão de parabéns pelo evento!

    Curta o BPMVision no Facebook e acompanhe todos os artigos!
    >>>Baixe o conteúdo do evento aqui!<<<


    A todos que desejam colaborar com o BPMVision sendo a "Nossa Visão" na sua cidade ou no seu estado, confira o artigo "BPMVision - Seja você a nossa visão!" e veja como é fácil e simples colaborar! Contribua para o crescimento do BPM no Brasil!

    Caso você encontre alguma informação incorreta, entre em contato comigo para que eu possa adequar! Obrigado!

    Bruno Barrios - OCEB Business Intermediate
    BPMVision

    2 comentários:

    1. Grande Bruno,

      Assim como a proposta do BPM, esse evento me pareceu muito inovador, na verdade precisamos desse tipo de disseminação da cultura, pois esclaresce de forma simples e prática.

      BPM ao contrario do que muitos dizem, não e uma disciplina complexa de se implementar, o dificil é alinhar parte desse conjunto de metodos com a estratégia da Organização.

      Começar pequeno, entregando por ondas, aumentando a maturidade aos poucos, e assim a Organização vai conseguir navegar em todas as áreas de conhecimento do coclo de vida de um processo.

      Um grande Abraço.

      Alexandre Bezerril

      ResponderExcluir
    2. Muito bom! Mas melhor seria, se fosse filmado. (y)

      ResponderExcluir

    Vamos disseminar as informações! Escreva seus comentários aqui e curta este artigo!